«

»

fev 02

Azar causa câncer?

Estudo recente publicado na revista Science mostra que 2/3 de alguns tipos de câncer podem ocorrer ao acaso.

Esta afirmação dos autores causou uma repercussão muito grande entre cientistas e o público em geral. Muito por culpa das palavras utilizadas na divulgação. “DOIS TERÇOS DOS CASOS DE CÂNCER É CULPA DO AZAR”. Qualquer um pensaria “Ah tá, pra ganhar na Mega-da-virada é 1/10000000000 mas pra câncer é 2/3”.

Não foi bem essa a conclusão do estudo. Para tentar explicar melhor, pense na seguinte analogia proposta pelos autores do artigo:

Em uma viagem de carro a chance de você sofrer um acidente aumenta conforme a distância que você percorre. De fato é menos provável que aconteça um acidente em uma viagem de 5 minutos até a padaria para buscar um pãozinho do que numa viagem de São Paulo para a Bahia. Essa distância da viagem corresponderia à divisão das células tronco e às mutações aleatórias ocorridas nas mesmas. Ou seja, alguns tecidos são tomados pelo câncer mais prontamente do que outros, e mutações acumuladas em células tronco explicam 2/3 dessa variabilidade. E o restante? O 1/3 que falta? Ainda com a analogia da viagem, imagine que a estrada representa os fatores ambientais, ou seja, uma estrada ruim (uma má alimentação, consumo de cigarro, álcool…) aumenta a chance de ocorrer um acidente. Por último imagine que o carro represente o fator genético. Um carro que já veio de fábrica com o freio ruim e pneu careca tem uma maior probabilidade de sofrer um acidente.

Curta a longa viagem, mas em todo caso procure um bom mecânico!

Post Relacionados

Não há posts relacionados

Share

1 comentário

  1. Gabriel

    Afirmativa do estudo: ” 2/3 de alguns tumores cancerígenos são aleatórios. ”

    1ª afirmativa: ” 2/3 dos tumores cancerígenos são aleatórios. ”

    2ª afirmativa: ” A probabilidade de ganhar na mega-sena é aproximadamente 1/50.000.000, mas, para se ter um tumor cancerígeno é de 2/3. ”

    1ª afirmativa está errada, pois ela mostra que 2/3 de TODOS os tumores cancerígenos são aleatórios, mas, a afirmativa do estudo mostra que 2/3 de ALGUNS tumores cancerígenos são aleatórios.

    2ª afirmativa está errada, pois ela mostra que a probabilidade de SE TER UM TUMOR ALEATORIAMENTE é de 2/3, mas, a afirmativa do estudo mostra que a probabilidade de ALGUNS TUMORES CANCERÍGENOS SEREM ALEATÓRIOS é de 2/3.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Share