Arquivo por categoria: Chafé

A Ciência que diverte

jul 15

Por que existem canhotos?

Ser canhoto em mundo criado para destros pode ser um pouco frustrante. Apenas um  exemplo para ilustrar a situação: a imensa maioria de carteiras nos colégios e universidades são feitas para destros. Se você der sorte, uma ou duas carteiras para canhotos estarão te esperando em um canto escuro perto da parede.

Continue lendo »

Share

jun 25

Voltando para casa

Um grande herói foi condecorado na Primeira Guerra Mundial. Graças a ele, um batalhão inteiro de soldados aliados foi salvo. No dia 3 de outubro de 1917, o major Charles Whittlessey, comandante da 77ª infantaria, estava encurralado com 200 homens entre as forças do exército alemão e fogo amigo, de outro batalhão americano que não …

Continue lendo »

Share

abr 16

Por que os dedos “estalam”?

Os dedos estalam! Uma sensação de alívio após um longo período de atividades repetitivas, como escrever um longo texto ou digitar durante algumas horas? Ou ainda pelo simples prazer da sensação de relaxamento que esse ato nos proporciona, e que causa uma certa repulsa nos colegas? Confesso que durante muitos anos eu imaginei que eram …

Continue lendo »

Share

fev 09

Correlações correlacionadas

Será que o gasto com animais de estimação (em bilhões de dólares por ano) tem alguma correlação com o número de suicídios provocados por estrangulamento ou asfixia? E o mais importante: por que fazer essa pergunta? Para começar analisem o gráfico a seguir: O gráfico mostra que, com o passar dos anos, o gasto (em bilhões …

Continue lendo »

Share
Share