«

»

fev 09

Correlações correlacionadas

Será que o gasto com animais de estimação (em bilhões de dólares por ano) tem alguma correlação com o número de suicídios provocados por estrangulamento ou asfixia? E o mais importante: por que fazer essa pergunta?

Para começar analisem o gráfico a seguir:

Fonte: http://tylervigen.com

Fonte: http://tylervigen.com

O gráfico mostra que, com o passar dos anos, o gasto (em bilhões de US$) dos americanos com seus amados “pets” (linha vermelha) e o número de mortes por suicídios (linha amarela) possuem uma taxa de crescimento quase idênticas!

Observem que há uma forte correlação entre as duas variáveis citadas no começo do texto. Eis que surge a pergunta. Com base nestes resultados, podemos concluir que quanto mais os americanos gastam com seus animais de estimação, mais os donos se matam??

O site http://tylervigen.com chama a nossa atenção exatamente para isso! Cabe a todos nós analisarmos as duas variáveis e lembrar que nem sempre existe uma relação causa/consequência. Neste site podemos ainda comparar o número de filmes em que o ator Nicolas Cage aparece e o número de mortos por afogamento após quedas em piscinas. (Sério, tem isso no site)

Por mais que a correlação do exemplo citado seja de 99%, não podemos afirmar que um marido se mate porque sua mulher acabou de comprar uma Ferrari para o gato afiar as unhas.

Temos o péssimo hábito de acreditar em tudo o que lemos, principalmente se for de uma fonte que achamos ser confiável. Após ler uma reportagem, tente identificar onde estão os pontos fracos da matéria – como números apresentados, gráficos, escalas utilizadas. Muitas vezes a própria matéria irá apontar a falha do estudo.

Vejam mais um exemplo de correlações e tirem suas próprias conclusões sobre os Furacões Machistas!

 

Post Relacionados

Não há posts relacionados

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Share