Categoria: Hora do Café

Um momento de Ciência para o seu Dia

mar 16

Sobre gatos e pseudociências no SUS

Ter um animal de estimação reduz a incidência de problemas cardíacos e depressão, auxilia no tratamento de autismo em crianças, além de reduzir a incidência de asma e dermatite atópica. Gatos estão especialmente associados à redução da pressão arterial. Uma rápida busca no Pubmed mostra aproximadamente 800 publicações sobre esse tema, apontando a relação dos …

Continue lendo

Share

jan 18

Voyager – Há 40 Anos no Espaço

O Voyager 1 foi lançado ao espaço em setembro de 1977, poucos dias depois do seu irmão, Voyager 2. Em setembro de 2013, o Voyager 1 se tornou o primeiro objeto fabricado pela Humanidade a deixar o Sistema Solar e entrar no Espaço Interestelar – o espaço entre estrelas. O Voyager 2 deve fazer o …

Continue lendo

Share

set 15

Fogos de Artificio em Saturno – O Grand Finale da Espaçonave Cassini

Após vinte anos no espaço, e mais de trinta anos do início dos estudos e projetos, vai se encerrar, de forma espetacular, uma das mais bem sucedidas missões espaciais da Humanidade: em 15/09/2017, a nave espacial Cassini vai se desintegrar na atmosfera de Saturno. Assim, terminará uma das missões mais longas e mais prolíficas efetuadas …

Continue lendo

Share

set 13

Bactérias podem ajudar a resolver o engarrafamento!

Congestionamento, acidentes de carro, poluição, atrasos, perdas em produtividade. Esses são apenas alguns dos problemas causados pelo engarrafamento de carros que grandes cidades do Brasil e do mundo enfrentam. Esse enxame de carros também é agravado pela necessidade de muita gente ter que ir, ao mesmo tempo e na mesma hora, para uma mesma região. …

Continue lendo

Share

ago 04

Ciência no Brasil 2037: uma visão do futuro

Viver no Brasil de 2037 não está nada fácil. Outro dia conversei com um amigo cuja mãe estava cega como sequela de diabetes. _ Mas como assim diabetes? – perguntei – Ela não se tratava? _ Tratava sim. Mas quando o Brasil parou de produzir insulina e começou a importar, ficou muito caro, e muita gente …

Continue lendo

Share
Share