Arquivo por categoria: Bactérias para que te quero

Entendo o mundo das bactérias

jul 06

Bactérias, bebês e sua primeira microbiota!

A primeira microbiota a gente nunca esquece! E o nosso intestino idem. Diversos estudos já demonstraram a importância de uma microbiota intestinal saudável para a prevenção de doenças e manutenção da saúde. Aqui no Café na Bancada, já discutimos como as bactérias são importantes simbiontes dos humanos e como desempenham inúmeros papéis, tornando-se indispensáveis para …

Continue lendo »

Share

out 21

Brilha, brilha, bacteriazinha

Elas fazem de tudo. Dominam seu corpo, sua alimentação e até o seu humor. Interferem no seu metabolismo e na sua suscetibilidade a doenças. Curam concreto e degradam hidrocarbonetos.  Produzem medicamentos, café e chocolate. Realmente, as bactérias são incríveis. Só falta falar. Ou não? Bactérias falam? A resposta, caro leitor, é sim, embora provavelmente elas …

Continue lendo »

Share

jul 31

Bactérias que curam o concreto!

Nós do CnB já destacamos o papel das bactérias na indústria de alimento, farmacêutica, médica, de cosméticos e ambiental. Em um futuro próximo, elas também poderão ser utilizadas na indústria da construção! Não, não vamos escravizar bactérias para que elas construam arranha-céus, mas elas poderão ser úteis para preservar construções e até evitar que prédios …

Continue lendo »

Share

jun 20

Bactérias felizes

Carl Sagan conta em um de seus livros a história de que certa vez, ao entrar em um taxi, o motorista perguntou: “Engraçado, o senhor tem o mesmo nome daquele cientista” “Eu sou aquele cientista” – respondeu Sagan

Continue lendo »

Share

abr 28

Bactérias de fábrica

Bactérias são muito empreendedoras. Elas participam ativamente de vários segmentos do mercado, e movimentam somas consideráveis. As bactérias participam da indústria de alimentos, como já vimos, e também da indústria farmacêutica, médica, de cosméticos e ambiental. Que outro ser vivo consegue ser tão eclético?

Continue lendo »

Share

Posts mais antigos «

Share