Arquivo por categoria: Ciência e Pseudociência

A diferente entre o que é ciêntífico e o que apenas parece

maio 08

Resposta para “Ensino de homeopatia veterinária é deficiente, afirma pesquisadora”

No dia 19/04/2017, o Jornal da USP publicou a seguinte matéria: Ensino de homeopatia veterinária é deficiente, afirma pesquisadora. O Café na Bancada já havia chamado a atenção para o perigo de um veícúlo que leva o selo da maior universidade da America Latina pubicar pseudociências e informações falsas. (Mitos desmistificados! Piriproxifeno e a microcefalia.). …

Continue lendo »

Share

jan 14

Efeito placebo: o melhor amigo das terapias alternativas

Falamos muito nos posts anteriores da nossa série de pseudociências sobre o efeito placebo, e de como terapias alternativas como a homeopatia e a acupuntura na verdade não apresentam efeito comprovado além do placebo. E prometi que falaria com mais detalhes sobre o assunto. O que seria exatamente o efeito placebo? Será que isso é …

Continue lendo »

Share

jan 05

Acupuntura parte II – placebo com agulhas

Na primeira parte dessa série, aprendemos sobre a história da acupuntura e seus princípios. Prometi que mostraria evidências científicas da sua ineficácia, e evidências históricas de sua disseminação enganosa por motivos políticos. Pois então, vamos a elas. No início do século XX, a acupuntura estava praticamente banida na China. Os chineses recepcionaram com entusiasmo a …

Continue lendo »

Share

dez 29

Acupuntura parte I: breve história de mais uma pseudociência

A acupuntura é uma das formas mais disseminadas de medicina alternativa. Supostamente milenar, faz parte da medicina tradicional chinesa e pode ser praticada por médicos e não médicos. A técnica envolve colocar agulhas na pele em pontos específicos, associada ou não a compressas de uma erva aquecida (moxa), baseada no conceito de que TODAS as …

Continue lendo »

Share

nov 21

Homeopatia parte II: placebos e perigos

Em 2001, Pollo A et al conduziram um experimento extremamente elegante para demonstrar a existência do efeito placebo. Pacientes que haviam passado por uma toracotomia, uma cirurgia aberta de tórax, foram tratados com o analgésico buprenorfina – um opiácio potente – e com uma solução salina endovenosa. Contudo, os pacientes foram divididos em três grupos: …

Continue lendo »

Share

Posts mais antigos «

Share