Arquivo por categoria: Discussões e Opiniões

Opiniões e discussões embasadas sobre temas da atualidade

ago 01

Mulheres na ciência ou ciência nas mulheres: a pílula anticoncepcional

As contribuições das mulheres para a ciência são inúmeras, como já destacamos aqui, aqui e aqui. Mas e o contrário? Já se perguntou o que a ciência fez pelas mulheres? Quando pensamos nas maiores descobertas do século XX, aquelas que mudaram drasticamente o rumo da humanidade, geralmente lembramos do computador, da energia nuclear, dos antibióticos, das …

Continue lendo »

Share

jun 16

O que de fato sabemos sobre a fosfoetanolamina – uma visão científica

A cura do câncer certamente foi a cura mais descoberta desde a descoberta do próprio câncer. Ela pode ser organizada em três “tipos” de descobertas: a folclórica, a pseudocientífica e a científica. Sim, caro leitor, a ciência baseada em evidências também já acreditou, por vezes, ter alcançado a cura, e isso será assunto de um …

Continue lendo »

Share

jun 13

Uma atéia no culto da fosfoetanolamina

O convite do Sindicato dos Farmacêuticos era para um debate sobre a fosfocoisa, um seminário com início às 9 da manhã até as 15 horas de um sábado gelado, com as presenças do pajé de S Carlos, Gilberto Chierice, seu braço direito, Salvador Claro Neto, ainda na USP, Durvanei Maria, do Butantan, dois de seus …

Continue lendo »

Share

abr 14

O cientista e a síndrome de Cassandra: o dia em que a política me calou

Primeiro vieram os shampoos que atuavam diretamente no DNA do seu cabelo. Mas eu não falei nada porque afinal, era só um shampoo. Eu ri muito do assunto com meus colegas do laboratório. Fizemos piadas de que o shampoo devia ser mutagênico, que deveria conter brometo de etídeo (um composto perigoso que atua realmente no …

Continue lendo »

Share

abr 04

Deu zika no ICB-USP! Conheça a história da “Rede Zika”

Véspera de Natal, dezembro de 2015. O professor Luís Carlos Ferreira desce até a portaria do Instituto de Ciências Biomédicas da USP para receber um presente um tanto inusitado: uma caixa com amostras de vírus zika, que acabara de chegar do Instituto Evandro Chagas (IEC). Esse era sem dúvida o melhor presente de Natal que …

Continue lendo »

Share

Posts mais antigos «

Share