Categoria: Sem categoria

dez 18

Biocientista Mirim

O Projeto de Extensão Biocientista Mirim foi criado no primeiro semestre de 2017 com o objetivo de promover novos conhecimentos em biociências de alunos e professores do ensino fundamental e médio. O mesmo é gerenciado por professores e pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo e conta com a participação …

Continue lendo

Share

out 30

A Fantástica Fábrica de Antibióticos

Assim como no filme de Mel Stuart, A Fantástica Fábrica de Chocolate, vamos entrar num mundo cheio de aventuras, informações e muitos conhecimentos. Você deve imaginar que, assim como qualquer remédio, os antibióticos também são produzidos pelas grandes indústrias farmacêuticas, certo?! Muito bem, você está no caminho correto. Porém, antes de chegar a estas indústrias, …

Continue lendo

Share

abr 25

Marcha, chuva e fogo

Discursos inspiradores, pouca gente, muita chuva e um descaso quase total da mídia. Exceção feita ao sempre fiel Herton Escobar, do Estadão. Nenhuma novidade na Marcha pela Ciência de São Paulo. Aplaudo o esforço incansável dos organizadores, na sua tentativa de mobilizar a classe científica e a população. O feriado e a chuva atrapalharam? Sem …

Continue lendo

Share

mar 21

Mitos desmistificados! Piriproxifeno e a microcefalia.

Desde fevereiro de 2015, Zika vírus se tornou um dos agentes patogênicos mais conhecidos do mundo. Nesta data, a Organização Mundial da Saúde declarou estado de emergência mundial devido ao aumento exponencial de bebês nascidos com microcefalia e também de adultos com Síndrome de Guilllain-Barré. Até maio de 2016, porém, a relação causal entre o …

Continue lendo

Share

nov 04

Pílula e depressão, causa ou correlação?

Um estudo publicado no Journal of the American Medical Association’s JAMA Psychiatry foi motivo de alarde e controvérsia na mídia global, gerando manchetes como “Estudo histórico liga a pílula à depressão”, “A pílula pode causar depressão, e os médicos não podem mais ignorar esse fato”, “Meninas, cuidado: a pílula pode causar depressão” e “Não é …

Continue lendo

Share
Share