Arquivo por categoria: Sem categoria

abr 25

Marcha, chuva e fogo

Discursos inspiradores, pouca gente, muita chuva e um descaso quase total da mídia. Exceção feita ao sempre fiel Herton Escobar, do Estadão. Nenhuma novidade na Marcha pela Ciência de São Paulo. Aplaudo o esforço incansável dos organizadores, na sua tentativa de mobilizar a classe científica e a população. O feriado e a chuva atrapalharam? Sem …

Continue lendo »

Share

mar 21

Mitos desmistificados! Piriproxifeno e a microcefalia.

Desde fevereiro de 2015, Zika vírus se tornou um dos agentes patogênicos mais conhecidos do mundo. Nesta data, a Organização Mundial da Saúde declarou estado de emergência mundial devido ao aumento exponencial de bebês nascidos com microcefalia e também de adultos com Síndrome de Guilllain-Barré. Até maio de 2016, porém, a relação causal entre o …

Continue lendo »

Share

nov 04

Pílula e depressão, causa ou correlação?

Um estudo publicado no Journal of the American Medical Association’s JAMA Psychiatry foi motivo de alarde e controvérsia na mídia global, gerando manchetes como “Estudo histórico liga a pílula à depressão”, “A pílula pode causar depressão, e os médicos não podem mais ignorar esse fato”, “Meninas, cuidado: a pílula pode causar depressão” e “Não é …

Continue lendo »

Share

out 05

Ciclo de Palestras da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da USP

USP debate os efeitos da alimentação na saúde texto de Herica Dias – Jornal da USP Por que engordamos? Essa e outras perguntas serão respondidas no encontro “A ciência alimentando o Brasil” Você sempre quis saber por que de fato é tão difícil emagrecer? Se alimentos transgênicos são realmente perigosos para a saúde e o …

Continue lendo »

Share

jun 16

O que de fato sabemos sobre a fosfoetanolamina – uma visão científica

A cura do câncer certamente foi a cura mais descoberta desde a descoberta do próprio câncer. Ela pode ser organizada em três “tipos” de descobertas: a folclórica, a pseudocientífica e a científica. Sim, caro leitor, a ciência baseada em evidências também já acreditou, por vezes, ter alcançado a cura, e isso será assunto de um …

Continue lendo »

Share

Posts mais antigos «

Share